MECÂNICA
A mecânica automotiva cuida do conserto e manutenção dos automóveis. É verdade que um carro é uma máquina complexa, cheia de peças pequenas e com nomes esquisitos. No entanto, a lógica de seu funcionamento é simples, bem como as soluções de engenharia para certos problemas que existiam no início da indústria automotiva. Por isso, entender o básico da mecânica veicular não é difícil. Veja, abaixo, algumas explicações e aprenda como operam os principais sistemas de um automóvel.
Motor: Basicamente, o motor é um bloco metálico onde ficam localizados os cilindros e, dentro destes, os pistões. Em cada explosão da mistura ar-combustível dentro de um cilindro, o pistão se movimenta, fazendo girar o virabrequim, o qual, por sua vez, gira o volante do motor
Embreagem: Formado por uma carcaça com mola e um disco de fricção pressionado ao volante do motor, o sistema de embreagem o conecta à caixa de marchas. Quando ela é acionada, a mola puxa o disco, que se afasta do volante, cortando a transmissão do giro do motor. Assim, permite que a marcha seja trocada sem trancos.
Caixa de marchas: A caixa de marchas é um conjunto de engrenagens de diferentes tamanhos, responsável por transformar a rotação do motor em mais torque nos semieixos (marchas mais baixas), mais velocidade (marchas mais altas) ou, ainda, inverter seu movimento (marcha a ré). Na ponta dos semieixos estão as juntas homocinéticas, que permitem que as rodas girem mesmo quando viradas para os lados ou oscilando verticalmente.
Rodas e pneus: Os pneus são o revestimento de borracha que fica acoplado às rodas metálicas, também chamadas de jantes. As rodas são presas aos cubos de roda, que recebem a rotação das juntas homocinéticas. Entre a roda e o cubo há, também, disco de freio. Freios O conjunto de freio a disco funciona com uma pinça que prende o disco por meio de pastilhas. Dessa forma, o movimento das rodas pelo atrito é reduzido. Já os freios a tambor funcionam pela pressão de sapatas e lonas contra o interior de um tambor preso ao cubo de roda.
Suspensão: A suspensão é responsável por dar maior conforto à condução e proteger a mecânica do veículo das trepidações do solo, buracos e desníveis. É formada, basicamente, por um conjunto de cilindros, molas e batentes que absorvem e suavizam os impactos nas rodas. Agora que você já tem uma noção de como um automóvel funciona, pode fazer alguns reparos e inspeções simples, mas que são importantes para manter a segurança e o desempenho do veículo. Veja como no próximo tópico.
Quais manutenções podem ser feitas em casa?
Para que seu carro esteja sempre em dia com as manutenções, não basta levá-lo ao mecânico periodicamente. É preciso, também, ter certos cuidados diários. Abaixo, damos algumas dicas do que você pode fazer na sua garagem, apenas com algumas ferramentas específicas.
Fluidos: Os fluidos devem ser verificados uma vez por semana, pelo menos, ou antes de pegar a estrada, sempre com o carro frio. Observe se o fluido de arrefecimento está no nível correto, marcado no reservatório. Se estiver um pouco abaixo, complete com a solução especificada no manual do proprietário. Já para o óleo do motor, retire a vareta e limpe-a com um pano. Veja se não há detritos. Coloque-a de volta e puxe-a para conferir o nível. Se estiver um pouco abaixo, é normal. Complete com o mesmo tipo de lubrificante que está no motor.
Paletas do limpador: As paletas ressecam e ficam quebradiças, principalmente depois de um tempo sem uso. Portanto, é preciso trocá-las a cada seis meses, em média. Para isso, não há segredos: compre o modelo compatível com o seu veículo e siga as instruções da embalagem. Tenha cuidado com o braço do limpador para não soltar e bater no para-brisa.
Óleo lubrificante e filtros: Após aquecer o motor e desligá-lo, tire o parafuso do cárter e deixe o óleo velho escorrer em um recipiente. Guarde-o para descartar no seu fornecedor ou posto de gasolina. Feche o reservatório. Remova o filtro antigo com uma chave de filtro. Lubrifique a peça nova e coloque-a no lugar. Depois, preencha o reservatório com o óleo lubrificante novo, em quantidade e especificação indicadas no manual. Já com o filtro de ar, o processo é mais simples. O reservatório é fechado apenas por travas ou parafusos. Retire o antigo e coloque o novo no lugar. Limpe o interior do reservatório com um pano úmido.
Pneus: Inspecione os pneus sempre que houver um impacto neles ou quando sentir que o carro está ?puxando?. Se um pneu estiver murcho ou com danos, troque-o pelo estepe e compre um novo. Para a troca, afrouxe os parafusos, desapertando-os em cruz. Erga o veículo com o macaco, observando a indicação no chassi. Termine de retirar os parafusos. Troque o pneu pelo estepe e parafuse-o. Desça o automóvel ao chão e aperte os parafusos, novamente, em cruz.
Bateria: Se seu carro não pega e sua bateria tem mais de dois anos, provavelmente ela passou da validade. Para substituí-la, primeiramente desprenda o parafuso que a sustenta com uma chave em L indicada no manual. Identifique o polo negativo (há uma marcação na bateria). Solte o cabo. Depois, solte o cabo do positivo. Ao colocar a bateria nova, faça o inverso, começando pelo positivo. Deu para perceber que saber o básico de mecânica automotiva é importante para todos os motoristas. Além de permitir cuidar diariamente de seu carro, fazendo pequenos e simples reparos, ter noção de seu funcionamento ajuda a diagnosticar problemas com maior precisão e antecedência, facilitando a vida do mecânico e reduzindo as consequências das falhas. Nossas dicas foram úteis para você? Então, compartilhe-as em suas redes sociais e ajude a tornar o trânsito melhor com veículos mais seguros!
REPAROS DE PARACHOQUE
Sem sombras de dúvida, o reparo de parachoque é um dos serviços mais procurados. O dano causado para a estética do carro, evidenciado após o incidente, é de fato o principal fator de consternação por parte do proprietário do veículo.. Afinal, o para-choque é um dos locais mais expostos do automóvel e, portanto, um dos mais suscetíveis a sofrer qualquer tipo de avaria. Por isso é importante que o serviço seja realizado em uma oficina de confiança.Os profissionais incumbidos pelo reparo de para-choque vão realizar o procedimento com toda dedicação, já que o trabalho requer destreza e atenção redobrada. A princípio o para-choque é retirado do veículo e colocado sobre uma bancada. Nesse local, a peça avariada será lixada. Dependendo de cada caso, o acabamento é feito com ferro de solda e a aplicação da tela de aço e do veda-choque se fará necessária. Em seguida o profissional executará o lixamento sobre o ferro de solda para que, por fim, a massa de poliéster seja aplicada sobre o local da avaria. Esse é um trabalho que vale a pena ser realizado, principalmente se o veículo for importado. Afinal, o preço de reposição por uma nova peça é muito dispendioso, se comparado com o reparo de parachoque.
POLIMENTO TÉCNICO / REVITALIZAÇÃO DE PINTURA
AFINAL, O QUE É REVITALIZAÇÃO DE PINTURA? Com o tempo, o carro de sai de fábrica perde a vitalidade da pintura. Sabe aquele vermelho chamativo, ou então aquele preto brilhante que trazia destaque pro seu veículo, há um bom tempo atrás, mas que hoje parece fraco e até mesmo fosco? Isso é extremamente normal. Devido a utilização diária, é normal que o carro perca a vivacidade da cor, tanto por aspectos naturais – como a durabilidade da pintura – como por fatores exteriores, como a exposição a poluição, chuva ácida, entre outros. Sendo assim, a revitalização de pintura é especialmente para você que procura trazer o brilho e a pintura padrão de fábrica para a sua máquina novamente. No processo, são utilizados produtos biodegradáveis e técnicas de detalhamento, assim como equipamentos para a correção do verniz. Embora seja um processo superficial, mais rápido e econômico, a revitalização de pintura é uma ótima saída para quem busca um serviço mais em conta e o brilho do carro novamente. Os nossos profissionais indicam que você realize a revitalização de pintura a cada 6 meses, para que o carro não perca aquela bonita e chamativa cor de quando saiu de fábrica. Vamos lá! Recapitulando os principais pontos da revitalização de pintura:
- Custo x Benefício;
- Economia;
- Rapidez no processo;
- Vivacidade para a cor do veículo;
- Eliminação de riscos superficiais.
E O POLIMENTO TÉCNICO EM CARROS? Você pode entender o polimento técnico como um processo completo e complexo de correção do verniz e remoção de riscos. Além disso, existe um outro grande diferencial do polimento técnico: a proteção para o veículo. Após todo o processo de polimento, o seu carro torna-se protegido contra micro riscos, poluição e chuva ácida por até 08 meses. Em outras palavras, é um investimento contínuo e duradouro. O polimento técnico em carros possui quatro etapas:
Corte: a primeira etapa consiste em realizar um processo inicial na lataria do veículo, eliminando os riscos mais grosseiros e marcas do verniz. Serve como base para que as próximas etapas sejam realizadas da maneira correta.
Refino: sendo a etapa mais importante do serviço, o refino consiste em eliminar todas as imperfeições do verniz do veículo. Ou seja, o seu carro não terá mais escoriações e riscos sobre a lataria. Durante esta etapa, o veículo também começa a ganhar um destaque altamente diferenciado, com brilho e nitidez.
Lustro: o lustro é uma das etapas finais do polimento técnico no seu carro. Aqui, o enfoque maior é no destaque que o seu veículo terá, e também na aplicação de produtos de proteção para o verniz. Quando você enxergar um veículo que passou pelo lustro, irá perceber o brilho e o destaque.
Super Lustro: a etapa final e a cereja no bolo de todo o processo. Infelizmente, o super lustro não é realizado por todos os studios de detalhamento automotivo, por precisar de produtos, técnicas e equipamentos diferenciados. O super lustro é responsável por tornar o carro impecável, padrão de fábrica, sendo um reforço para o lustro recém-aplicado e um fator indispensável para um destaque e proteção sem igual.
Em todos esses processos são utilizados produtos biodegradáveis e um equipamento extremamente importante: a máquina roto orbital. Este equipamento de alta tecnologia faz com que a boina de polimento gire em torno de seu próprio eixo, garantindo um serviço com mais precisão e maior ênfase nos mínimos detalhes.
MARTELINHO DE OURO
Martelinho de ouro é o nome de uma técnica de funilaria que permite consertar de maneira rápida avarias na lataria de veículos. Além de ser um conserto rápido o martelinho de ouro é pouco intrusivo, pois evita que seja necessário pintar novamente o local consertado. Esta, na verdade é a grande vantagem da técnica. Mesmo assim isto não quer dizer que o martelinho de ouro será sempre mais barato que o conserto tradicional. Mesmo que o custo de material por parte do profissional seja mínimo, o fato ser mais rápido e trazer um resultado geralmente melhor acaba por influenciar os preços pra cima. Existem dezenas de ferramentas que podem ser utilizadas e muitas delas são segredos das melhores oficinas. Num momento em que todas as coisas são muito caras no Brasil o martelinho de ouro é a solução ideal para economizar ao consertar a lataria do seu carro e valorizá-lo no momento da revenda. Por mais que alguém diga o contrário, o visual do carro conta muito no momento em que ele é avaliado por um possível comprador.